Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


15 de fevereiro de 2024
Institucional

Antecipação de recebíveis: o impulso financeiro que seu escritório precisa

Escrito por: Equipe JusCash

Antecipação de recebíveis: o impulso financeiro que seu escritório precisa

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

A antecipação de recebíveis judiciais pode ser uma ótima ferramenta para o advogado que precisa gerar fluxo de caixa, quitar dívidas ou investir na expansão de seu escritório.

A antecipação de recebíveis funciona como uma linha de empresa voltada para advogados e escritórios que precisam adiantar o recebimento de seus honorários. Essa é uma maneira de receber no presente um dinheiro que só seria liberado no futuro.

Para conseguir aproveitar todos os benefícios desse serviço financeiro, é importante conhecer todos os seus detalhes. Dessa forma, você não corre o risco de prejudicar a saúde financeira de seu escritório e consegue um fôlego para seu caixa.

Neste artigo, você confere o que realmente é a antecipação de recebíveis, como funciona a antecipação de honorários advocatícios, as vantagens e por que recorrer à antecipação e não a empréstimos. Continue essa leitura e descubra!

O que é Antecipação de Recebíveis?

Apesar do termo complicado, a antecipação de recebíveis é bastante simples: esta é uma linha de crédito que permite que escritórios e advogados autônomos adiantem o recebimento de honorários. Dessa forma, é possível usar, no presente, um dinheiro ao qual o advogado já tem direito, mas que só seria liberado no futuro.

Quando um advogado presta serviços jurídicos a um cliente, fica sujeito a diversos fatores para receber seu pagamento, como:

  • Sucesso na causa;
  • Tempo de tramitação do processo;
  • Período de espera para a liberação do dinheiro após as etapas anteriores.

Ao contratar uma antecipação de recebíveis, porém, é possível ter acesso ao dinheiro em poucos dias. Porém, essa facilidade tem um preço: para antecipar os recebíveis, as instituições financeiras cobram taxas de deságio. Por isso, é sempre importante buscar uma instituição séria, confiável e que cobra uma taxa justa.

Antecipação de honorários advocatícios

A antecipação de honorários advocatícios é um tipo de antecipação de recebíveis feita por meio da cessão de créditos judiciais. Essa é uma operação muito parecida com a compra e venda.

Quando uma causa é ganha na justiça, tanto o cliente quanto o advogado podem vender o crédito judicial para um terceiro. Assim, eles não precisam aguardar pela fase de execução da sentença, que pode demorar meses.

Dessa forma, a empresa que compra o ativo judicial toma o lugar do cedente naquela ação específica. Quando a parte devedora fizer o pagamento do valor definido em juízo, o comprador do crédito é quem recebe o dinheiro, e não mais o autor do processo.

Essa é uma operação vantajosa para ambas as partes:

  • Para quem vende o crédito judicial: essa é uma maneira de acelerar o recebimento dos valores a que tem direito quando realmente precisa;
  • Para quem compra: esse é um investimento de médio prazo, com baixo risco e rentabilidade acima de aplicações financeiras tradicionais.

Importância da gestão financeira para escritórios de advocacia

A gestão financeira é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio que quer se manter ativo, saudável e em crescimento. Esse ponto também é importantíssimo no empreendedorismo no Direito e na advocacia autônoma.

Por meio de uma boa gestão financeira, o advogado pode compreender e acompanhar a realidade de seu escritório. Este é um importante parâmetro para o processo de tomada de decisões.

Por exemplo, a situação financeira de seu escritório é o que vai determinar:

  • O momento de prospectar clientes na advocacia;
  • A hora de fazer investimentos;
  • O momento de ampliar seu negócio;
  • A redução de desperdícios;
  • Áreas nas quais é possível cortar custos;
  • Auxílio na gestão de riscos;
  • Evitar grandes problemas financeiros e a quebra do negócio.

Em um escritório, há diversas receitas e despesas fixas e recorrentes que devem ser geridas pelo empreendedor. Além disso, a renda dos advogados costuma ser bastante imprevisível, já que depende da conclusão dos processos judiciais.

Assim, é somente por meio de uma gestão financeira cuidadosa e detalhada que o advogado consegue alcançar o crescimento de seu escritório. Por meio dela, também é possível modernizar seu negócio, superar tempos de crise e se tornar mais produtivo. 

Com a gestão financeira, é possível alcançar todos esses ganhos sem arriscar ou comprometer seu futuro. Por trás de um escritório sustentável e saudável, sempre há um controle financeiro cuidadoso.

Confira 5 dicas de gestão financeira na advocacia!

Vantagens da Antecipação de Recebíveis para escritórios de advocacia

Fluxo de caixa mais estável

Por meio da antecipação de recebíveis na advocacia, é possível organizar, otimizar e estabilizar seu fluxo de caixa. Assim, é possível planejar as despesas com mais previsibilidade e evitar problemas financeiros.

Os processos judiciais podem ser morosos e árduos. Por isso, é fundamental valorizar e negociar os honorários advocatícios com empresas justas, que visem o benefício de ambas as partes.

Agilidade no recebimento de honorários

Outra grande vantagem da antecipação de recebíveis é o acesso rápido ao dinheiro de honorários que só seriam liberados em meses. Contar com esses valores pode ser crucial em casos de necessidade de capital de giro ou para investir em projetos estratégicos.

Mais tempo para novos projetos

Ao obter os honorários correspondentes a um processo judicial com antecedência, o advogado não precisa mais se preocupar com aquela ação, e pode dedicar seus esforços para começar novos projetos e obter mais clientes e honorários.

Dinheiro para investir em expansão

Quando seu escritório de advocacia está saudável financeiramente, você consegue expandi-lo e alcançar seus objetivos. Mas, para isso, é necessário controlar e acompanhar a gestão financeira de seu escritório.

A antecipação de recebíveis é uma ótima maneira de conseguir uma injeção de capital rápida para manter o planejamento financeiro de seu escritório e investir na expansão. Esse é um processo rápido, desburocratizado e que vai te ajudar a conquistar suas metas!

Confira 5 dicas para expandir seu escritório de advocacia!

Como funciona a Antecipação de Recebíveis na prática?

O primeiro passo para uma antecipação de recebíveis realmente vantajosa é encontrar uma empresa confiável e que preze pelo benefício para ambas as partes. A JusCash é assim: preza por uma relação justa e transparente para construir uma relação duradoura com você, advogado.

Na JusCash, a antecipação de recebíveis para advogados funciona da seguinte forma:

  • Documentação: o advogado envia os dados da ação ou a cópia do processo (em casos de processos físicos) para a JusCash;
  • Análise gratuita do processo: os dados do processo serão analisados pela equipe da JusCash e o advogado receberá um retorno com a proposta;
  • Registro da cessão: após o aceite da proposta, JusCash e cliente assinam o contrato, e o cliente protocola a cessão na ação;
  • Depósito dos valores: os valores combinados no contrato são depositados em até 24 horas após os trâmites de cessão.

Por que antecipar e não recorrer a empréstimos?

A antecipação de recebíveis judiciais é muito mais vantajosa para o advogado do que recorrer a empréstimos. Isso porque os empréstimos devem ser vistos como dívidas que o advogado contrai e precisa pagar parcelas acrescidas de juros no futuro.

Apesar do deságio que é descontado na antecipação de recebíveis, o operador do Direito não precisa contrair uma dívida de médio prazo para cobrir as despesas mensais. Pelo contrário: por um valor justo, o profissional pode ter acesso aos valores aos quais já tem direito de forma rápida, simples e sem burocracia.

Contudo, sempre é essencial que o gestor do escritório possua um planejamento financeiro bem estruturado para interpretar o cenário do negócio e tomar as melhores decisões para o crescimento do escritório.

Conheça as principais diferenças entre empréstimos e antecipação de recebíveis!

Conclusão

A antecipação de recebíveis é uma importante ferramenta para a sustentabilidade e o crescimento dos escritórios de advocacia. Isso porque, ao invés de recorrer ao endividamento, o advogado pode contar com valores aos quais já tem direito, mas que só seriam liberados no futuro.

Porém, para que essa seja uma transação realmente vantajosa, é fundamental firmar parceria com empresas sérias, idôneas e confiáveis, como a JusCash. Aqui, você garante um deságio justo e transparência em toda a transação.

Conheça a antecipação de recebíveis da JusCash e invista no futuro de seu escritório!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo