Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


24 de fevereiro de 2023
Variedades

Gestão de tempo e planejamento para advogados: como melhorar a produtividade?

Escrito por: Equipe JusCash

Um caderno com uma caneta e um despertador

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Com uma boa gestão de tempo e planejamento, o advogado consegue produzir mais, com menos esforço e mais qualidade de vida.

Já aconteceu de você, advogado, concluir seu expediente, mas continuar com a sensação de que não conseguiu produzir como deveria nem concluir todas as demandas que tinha para aquele dia?

Esse sentimento é comum para os profissionais da área, e acontece devido à rotina do trabalho, repleta de tarefas e burocracias. Cumprir os prazos, prestar atendimento de qualidade aos clientes e ainda dar conta de suas atividades pode ser exaustivo e gerar sobrecarga de trabalho.

Mas, a boa notícia é que aplicando técnicas de produtividade e gestão de tempo, é possível transformar essa rotina, trazendo mais eficiência e produtividade e reduzindo o stress das demandas. Confira dicas que te ajudarão nessa tarefa neste artigo!

Produtividade e gestão de tempo para advogados

A gestão do tempo está diretamente relacionada à produtividade do profissional do Direito. Ao aplicar essas técnicas, é possível priorizar tarefas sem aquela sensação incômoda de que outras demandas estão ficando para trás.

Mas, como fazer essa priorização? O advogado pode começar classificando-as entre urgentes, importantes e circunstanciais. Entenda mais sobre cada uma delas:

  • Tarefas urgentes – São aquelas que têm prioridade máxima, e se não forem cumpridas, podem trazer consequências negativas ao profissional;
  • Tarefas importantes – São as que trazem resultados para o trabalho, mas podem ser resolvidas depois das urgentes;
  • Tarefas circunstanciais – São as que precisam ser realizadas, mas costumam tomar mais tempo e não agregam tanto valor às entregas.

Como o advogado pode gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo?

Além da priorização das demandas, o planejamento das tarefas ajudará muito o advogado na gestão de seu tempo. Esse planejamento deve ser feito de forma que o profissional consiga visualizar todas as suas tarefas e marcá-las como concluídas quando isso acontecer.

Isso também ajudará o profissional a ver quanto já conseguiu realizar em seu dia de trabalho, o que ajudará a diminuir a sensação de impotência e improdutividade diante de suas demandas.

Também é importante evitar o trabalho multitarefa. Busque focar em apenas uma tarefa para conseguir concluí-la da melhor maneira, e só depois parta para outra tarefa. Além disso, o profissional pode usar softwares de gestão de demandas e um ponto online para ter a real visão de suas horas de trabalho.

Dicas de produtividade

Analise o tempo

É fundamental que o advogado observe, mapeie e meça o tempo que gasta para realizar suas tarefas. Essa é uma forma de evitar chegar ao fim do dia sem entender por que não conseguiu realizar suas tarefas.

Assim, é preciso registrar e analisar quanto tempo você gasta semanalmente para atender os clientes, com audiências, com reuniões com sócios e outras atividades. Com isso, será possível repensar o tempo que você gasta em cada tarefa, fazendo essa análise conforme suas prioridades.

A análise completa da forma como você usa seu tempo te ajudará a otimizá-lo. Além disso, te ajudará a precificar seus honorários de forma honesta e correta, e a prestar seus serviços com mais qualidade.

Coloque as ideias no papel

Uma boa gestão do tempo evolve anotar suas ideias, já que tomar apenas notas mentais ocupa seu cérebro e atrapalha sua produtividade. Com isso, o profissional não corre o risco de esquecer ótimas ideias ou de perder tempo por não esquematizar suas tarefas.

Delegue e acompanhe tarefas

O profissional do Direito deve ter em mente que nem tudo é prioridade e depende exclusivamente dele. Os sócios não precisam cumprir atividades operacionais, assim como os advogados não devem pesquisar jurisprudências ou o andamento processual.

Entender a natureza, a prioridade e o prazo dessas tarefas ajudará o profissional a delegar essas atividades e organizar seu tempo na advocacia. Assim, sua tarefa será apenas acompanhar a execução para evitar o retrabalho.

Utilize software para organizar e gerir seu escritório

A tecnologia é uma grande auxiliadora na gestão de tempo e do escritório de advocacia. Isso porque ela automatiza tarefas burocráticas que tomariam muito tempo.

Os softwares jurídicos são ótimas soluções para ajudar o advogado a fazer uma gestão de tempo eficaz, já que abrangem todas as áreas do escritório. Além disso, centralizam a gestão financeira, atendimento ao cliente, agenda, processos e intimações, e diversas outras tarefas. 

Com isso, os advogados conseguem ter um melhor controle de suas atividades, podendo analisar melhor seu tempo, ter mais agilidade e ser mais produtivos. 

Benefícios que um melhor planejamento pode trazer para o profissional

1. Mais produtividade e rapidez

Com um bom planejamento e gestão do tempo, o advogado consegue ser muito mais eficiente e aumentar a qualidade de seus serviços. Ao automatizar tarefas burocráticas e rotineiras, por exemplo, é possível ganhar tempo e se dedicar ao que realmente importa.

2. Mais tempo para o cliente

O cliente precisa ser o foco de qualquer escritório de advocacia, não importando qual seja seu porte. Oferecer um atendimento excelente faz toda a diferença no momento da prospecção e fidelização de um cliente.

Por isso, ao otimizar suas tarefas e aumentar sua produtividade, você terá mais tempo livre para se dedicar ao seu cliente, oferecendo um atendimento personalizado e exclusivo para atender suas necessidades.

3. Mais possibilidade de crescimento

Com uma rotina organizada e otimizada, o advogado terá tempo para identificar oportunidades de crescimento para seu escritório. Também conseguirá se dedicar e investir nessa questão.

4. Atuação estratégica

Com a otimização de seu tempo, o advogado não precisa se preocupar com tarefas rotineiras, e pode pensar de maneira estratégica em como ajudar seus clientes e tomar ações para o crescimento de seu escritório.

Conclusão

A produtividade e gestão de tempo na advocacia começa pela identificação de como o profissional gasta seu tempo, em delegar e acompanhar tarefas e em usar a tecnologia para ajudá-lo a ser mais eficiente e ágil.

Com tudo isso, o advogado também conseguirá priorizar seu descanso entre as jornadas de trabalho e ter mais qualidade de vida. Por isso, é fundamental se dedicar a essa questão e tornar sua rotina cada vez mais organizada e eficiente.
Continue acompanhando nosso blog para conferir dicas de como otimizar a rotina jurídica.

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo