Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


17 de novembro de 2022
Organização Financeira

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Escrito por: Equipe JusCash

Planilha controle financeiro

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve diversos recebimentos futuros, e é preciso ter um registro detalhado de cada cliente e processo para ter uma estimativa de quando o valor será pago.

Além disso, o advogado que decide empreender precisa lidar com diversas outras atividades ao mesmo tempo, inclusive dando atenção para seus clientes. Mas, para te ajudar nessa tarefa, a JusCash criou uma planilha de controle financeiro para advogados.

Por meio dela, é possível controlar o fluxo de caixa de seu escritório e acompanhar os processos com recebimentos futuros. Além disso, é possível identificar áreas nas quais você pode reduzir custos sem prejudicar seu negócio. 

Continue lendo para saber mais sobre a importância e os benefícios de usar uma planilha de controle financeiro para a advocacia. Aproveite e baixe seu modelo gratuito de planilha de controle financeiro para advogado. Boa leitura!

Por que usar uma planilha de controle financeiro? 

Toda empresa que tem o objetivo de crescer precisa fazer um bom planejamento e controle financeiro. Por meio deste último, o empreendedor poderá analisar se seu negócio está sendo realmente rentável ou se é preciso fazer algum ajuste.

É importante fazer esse monitoramento desde a abertura da empresa. Mas, mesmo que seu escritório já esteja em pleno funcionamento, é possível usar uma planilha de controle financeiro para advogado e começar a cuidar de suas finanças. Confira algumas razões para usar essa ferramenta:

1. Saber de onde seu dinheiro vem e para onde ele vai

Fazer o registro e acompanhar todas as movimentações financeiras do seu escritório te ajuda a não se perder nos recebimentos e pagamentos. Com o registro de todo lançamento que entra, você tem esses dados para consultar facilmente sempre que precisar.

2. Identificar despesas que podem ser cortadas

Reduzir despesas sem prejudicar a experiência do cliente ou a qualidade do serviço oferecido é muito importante para os negócios. Ao fazer uma boa administração do fluxo de caixa, é possível identificar onde é possível fazer cortes e manter a qualidade do seu serviço.

3. Fazer planos de curto, médio e longo prazo

Ao fazer um bom controle financeiro para advogados, o empreendedor consegue ter clareza para definir suas metas de curto, médio e longo prazo. Com o registro das entradas e saídas e a análise de resultados, também é possível entender quais ações são necessárias para atingir seus objetivos.

Benefícios de fazer o fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para a gestão financeira empresarial. Por meio dele, é possível alcançar benefícios como:

  • Suporte no gerenciamento de gastos;
  • Controle financeiro;
  • Mais eficiência no planejamento financeiro;
  • Evitar gastos desnecessários;
  • Garantir o cumprimento das obrigações;
  • Melhorar a tomada de decisão.

Baixe grátis a planilha de fluxo de caixa da JusCash

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de usar uma planilha de controle financeiro para a advocacia, deve estar se perguntando como fazer uma. Criar uma planilha do zero pode ser muito trabalhoso.

Ela envolve a criação de tabelas, o uso de fórmulas e modelos para automatizar os cálculos e tornar a ferramenta mais eficiente, além do preenchimento regular.

Por esse motivo, a JusCash desenvolveu uma planilha de controle financeiro para advogados totalmente gratuita, que pode ser editada nas planilhas do Google online por meio de seu computador ou celular.

Baixe agora mesmo a planilha gratuita de controle financeiro para advogado da JusCash!

Passo a passo para usar a planilha de controle financeiro para advogados da JusCash

1. Copie o documento

Ao clicar no link, você será direcionado para uma página com a pergunta “Você deseja fazer uma cópia do documento?” Clique em “fazer uma cópia” para ser direcionado para o arquivo.

2. Leia atentamente a aba “instruções”

É por meio dela que você saberá como utilizar sua planilha da forma correta. Além disso, as abas da planilha contém instruções para que você possa usá-la da forma correta.

3. Comece pela aba “Categorias”

A aba “Categorias” da planilha deve ser usada para listar os tipos de receitas e despesas que você irá preencher mensalmente. Preenchê-la é importante para que você consiga visualizar com o que está gastando seu dinheiro no fim do ano.

4. Verifique a aba “recebimentos futuros”

Esta aba da planilha de controle financeiro para advogados é direcionada para que o profissional consiga manter o registro dos valores que tem a receber pelas ações que possui em aberto.

Nela, é possível preencher:

  • O nome do cliente;
  • O número do processo;
  • Os valores;
  • A data estimada de recebimento.

5. Confira a aba “Janeiro”

Na aba “Janeiro”, o advogado deve preencher cada um de seus saldos e receitas informando o tipo e a categoria. Nesta primeira página, também é necessário inserir o saldo inicial do mês de janeiro na parte “Saldo mês anterior”. Esta ação só deve ser realizada no primeiro mês. Nos meses seguintes, o cálculo será automático.

Você deverá inserir os lançamentos mensais ao longo dos meses, de acordo com a movimentação do seu caixa. Ao preencher cada etapa, o “Saldo acumulado deste mês” será calculado e preenchido automaticamente nas próximas etapas.

O “Resumo do Status” também será calculado de forma automática. Ele inclui os valores pagos, a pagar, recebidos e a receber.

6. Preencha as abas

Com tudo pronto, comece a preencher as abas mensais com as movimentações do seu negócio a cada mês.

7. Acompanhe o resumo anual

Na aba “Resumo Anual”, você encontra o resumo de todas as receitas e despesas, bem como seu fluxo mensal para acompanhar o desempenho de seu escritório. Além disso, você poderá acompanhar os recebimentos futuros previstos.

Os dados são preenchidos de forma automática conforme você alimenta a planilha. Essa é uma forma de agilizar os cálculos e permitir uma visão geral das suas finanças.

Dicas para ir além da planilha de controle financeiro

1. Não misture as contas da empresa e as pessoais

Diferenciar as contas da empresa e as contas pessoais é o primeiro passo para quem quer alcançar o sucesso empresarial. Definir seu pró-labore ou a distribuição de lucros é essencial para evitar prejudicar a saúde financeira de seu escritório ao fazer retiradas constantes.

Saiba mais sobre como separar suas contas pessoais e empresariais.

2. Registre todas as transações

Mesmo que você tenha transações de compras ou vendas com valores baixos, não deixe de registrá-las. Também é essencial acompanhar quanto dinheiro você tem gastado com essas compras de baixo custo para analisar se elas não estão comprometendo o controle financeiro do negócio. 

3. Delegue tarefas

Sabemos que inicialmente o advogado pode precisar cuidar de seu escritório de forma integral, pois não tem a possibilidade de contratar uma equipe. Mas, lembre-se que a gestão de um negócio é uma tarefa complexa.

Por isso, assim que possível, procure delegar as tarefas e assumir apenas as atividades que não podem ser realizadas por outras pessoas. Também é importante definir processos e contar com o suporte dos colaboradores para o operacional. 

4. Quando for necessário, não economize

O corte de custos não pode atrapalhar a experiência do cliente ou o crescimento da sua empresa. Por isso, tenha sempre em mente que seus gastos precisam ter um Retorno sobre Investimento (ROI). Se eles forem justificados e impulsionarem o crescimento da empresa, eles devem entrar no planejamento financeiro e no fluxo de caixa.

Conclusão

Uma planilha de controle financeiro para advogados é muito útil para o profissional que atua como autônomo ou empreendedor e quer fazer seu negócio crescer. Por meio da planilha gratuita da JusCash, é possível registrar seus gastos e ganhos, inclusive recebimentos futuros, para fazer o melhor planejamento financeiro para o seu negócio.

Baixe agora mesmo a planilha de controle financeiro para advogados da JusCash e garanta seu planejamento financeiro!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo