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3 de maio de 2023
Empreendedorismo

O que é Advocacia 4.0 e como ela pode te ajudar na sua carreira?

Escrito por: Equipe JusCash

Um profissional da advocacia 4.0 segurando uma caneta e um livro com uma balança da justiça

Escrito por: Equipe JusCash

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A era digital traz diversas vantagens e facilidades para a área do Direito, como a possibilidade de automatizar processos e se dedicar ao atendimento dos clientes.

A era digital trouxe inovações tecnológicas para facilitar o trabalho de profissionais de diversas áreas do mercado, e com isso também aumentou o nível de exigência nesses setores. Para os profissionais do Direito, essa realidade não é diferente.

A cada dia, os processos, que antes eram penosos, lentos e burocráticos, vêm se transformando. E o advogado precisa mudar sua forma de pensar e de trabalhar para acompanhar a evolução da profissão. 

Continue esta leitura para saber mais sobre  advocacia 4.0, as principais características de um advogado 4.0 e como adaptar seu escritório a essa nova realidade. Confira!

O que é a Advocacia 4.0?

A advocacia 4.0 tem como base a digitalização dos processos em todas as áreas de um escritório. A partir disso, é possível obter benefícios como redução de gastos e humanização da relação com os clientes.

Esse novo cenário exige que os advogados tenham uma série de novas habilidades. Isso porque ser um advogado 4.0 é mais do que estar presente nas redes sociais e implementar softwares de gestão em seu escritório.

Muito mais do que isso: é estar atento às novidades e transformações que estão em alta em sua área de atuação. A advocacia 4.0 é uma prática que traz diversos ganhos para o escritório e para seus clientes. Exemplos disso são:

  • Aumento da produtividade – Ao automatizar processos e usar a inteligência artificial, os profissionais do Direito podem ser mais produtivos e se dedicar a atividades realmente importantes, ao invés de gastar tempo com processos burocráticos e rotineiros;
  • Otimização do tempo – Por meio de recursos tecnológicos, os profissionais podem ter mais ferramentas para analisar os casos e tomar decisões eficazes, evitando o retrabalho e economizando e otimizando significativamente o tempo de trabalho;
  • Redução de custos – Quando as tarefas são realizadas de forma eficaz e mais rápida, os custos são menores para o escritório e para o cliente;
  • Aumento na qualidade dos serviços – As inovações tecnológicas ajudam a melhorar a qualidade do serviço entregue pelo advogado. Assim, o cliente também atribui mais valor ao serviço ofertado.

As principais características de um advogado 4.0

Como dissemos no começo do texto, para ser um advogado 4.0, o profissional precisa se adequar e desenvolver algumas habilidades para ter sucesso nesse cenário. Confira as principais questões:

Disseminar o conhecimento jurídico de maneira acessível

Práticas antiquadas e explicações amplas e ambíguas, que não ajudam seus clientes a entender como os processos jurídicos funcionam, não fazem mais sentido na advocacia 4.0.

Nesta nova era, os profissionais que querem se destacar usam as redes sociais para disseminar seu conhecimento jurídico. Essa estratégia costuma trazer bons resultados, já que gera conteúdo, engaja o público já conquistado e atrai clientes em potencial.

Mas, para compartilhar seu conhecimento, os advogados 4.0 entendem que precisam deixar para trás o “juridiquês”, ou seja, a linguagem que quem não é profissional da área não consegue entender. Isso é fundamental para fazer com que o direito seja a cada dia mais acessível para todos.

Entender que a tecnologia é sua aliada

O advogado 4.0 entende que a tecnologia está disponível para facilitar seu trabalho, não para substituí-lo. A revolução tecnológica trouxe diversos benefícios para a rotina de diversas profissões, inclusive do Direito.

Por isso, não tenha medo de que a Inteligência Artificial possa tomar seu lugar em um futuro próximo. Esse pensamento pode gerar um medo inconsciente e resistência às inovações tecnológicas. Saiba que no futuro próximo, somente as tarefas repetitivas irão desaparecer.

Ao invés disso, busque se especializar e se dedicar àquilo que nenhuma máquina pode fazer por você: oferecer um atendimento humanizado, com soluções criativas que realmente atendam às necessidades de seu cliente.

Inovação e criatividade

Hoje, os clientes esperam do profissional do Direito a capacidade de enxergar os diversos pontos de vista e possibilidades de uma situação, e não que ofereçam uma solução rasa e simplista.

Por isso, o profissional sempre precisa buscar a inovação e ter a criatividade como parceira para resolver conflitos. Assim, todas as demandas poderão ser atendidas de maneira eficiente, com soluções práticas para a vida de seu cliente.

Como adaptar seu escritório à era 4.0?

Se você está pensando que atuar com a advocacia 4.0 é muito complicado e caro, pode ficar despreocupado. Confira nossas dicas e descubra como começar a aderir a esse conceito de forma prática hoje mesmo:

Automatize processos

Digitalizar seu escritório e automatizar os processos rotineiros é fundamental para trazer mais eficiência à sua rotina e poder atender seus clientes com qualidade. Por isso, busque tecnologias que ajudem no trabalho individual do advogado, além de integrar todas as necessidades do escritório, desde a gestão financeira até as atividades cotidianas, por exemplo.

Por meio da automação jurídica, é possível ter uma gestão mais prática e estratégica no escritório como um todo. Com isso, é possível focar no que realmente importa: estratégia, produtividade e resultados.

Esteja presente no digital

Marcar presença na internet é fundamental para que possíveis clientes cheguem até o seu escritório. Por isso, busque criar conteúdos que respondam à dor de seu cliente por meio de blogs, redes sociais ou mesmo do seu site.

Entregar valor para o cliente

A tecnologia não resolve apenas dificuldades técnicas, mas ajuda a melhorar o relacionamento entre as empresas e os clientes. 

Por isso, é fundamental despertar o interesse do cliente nos serviços oferecidos pelo seu escritório. Quando conseguir atraí-lo, focar em oferecer uma experiência positiva. Para isso, é fundamental transformar seu conhecimento jurídico em algo de valor para seu público-alvo.

Desenvolver soft skills

Por último, é importante focar nas habilidades e comportamentos que nos diferenciam das máquinas, como a inteligência artificial (IA). O advogado 4.0 precisa desenvolver muito bem suas capacidades de:

  • Empatia;
  • Persuasão;
  • Inteligência emocional;
  • Criatividade;
  • Adaptabilidade.

Com isso, conseguirá oferecer um atendimento cada vez mais eficaz, com soluções criativas e inovadoras que ajudarão na conquista e fidelização de seus clientes.

Conclusão

A advocacia 4.0 alia a tecnologia à prática jurídica para trazer mais eficiência aos processos rotineiros da área. Para se tornar um advogado 4.0, o profissional precisa entender que a tecnologia é uma aliada, investir em inovação e criatividade e divulgar seus conhecimentos jurídicos.

Continue acompanhando nosso blog para conhecer outras inovações que podem ajudar muito em sua rotina jurídica!

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