Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


23 de janeiro de 2024
Empreendedorismo

Aprenda como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua advocacia

Escrito por: Equipe JusCash

advogado utilizando ferramentas de inteligencia artificial para aumentar a produtividade

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Muito mais do que uma tendência: o uso da inteligência artificial (IA) na advocacia já é uma realidade, e pode otimizar sua prática!

A tecnologia é uma grande aliada da advocacia moderna. Ela está trazendo agilidade e otimizando as práticas de advogados e advogadas, que hoje já não precisam se deslocar entre cartórios, carregando pastas com processos físicos e ainda ter tempo para atender os clientes.

A IA se refere à capacidade de máquinas realizarem tarefas próprias e complexas por meio de inteligência. Muito além da automação mecânica, a IA envolve processos cognitivos e capacidade de aprendizado de máquina.

Entender o que é IA e como ela pode revolucionar sua advocacia é fundamental para os advogados que querem se modernizar. Isso porque esse tipo de tecnologia pode tornar as rotinas de escritórios de advocacia mais tranquilas, eficientes e produtivas.

Neste conteúdo, você poderá entender um pouco mais sobre o que é IA, como utilizá-la na advocacia e os benefícios de aplicar esse tipo de tecnologia em sua rotina. Boa leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

A IA é um campo da ciência que busca estudar, desenvolver e colocar máquinas para realizar atividades feitas por humanos de forma autônoma. Porém, esse tipo de tecnologia também envolve diversas outras camadas, agrupando diversas tecnologias, como:

  • Redes neurais artificiais;
  • Sistemas de aprendizado;
  • Algoritmos;
  • Ferramentas de solução de problemas;
  • Sistemas de compreensão de linguagem;
  • Robótica;
  • Aprendizado de máquina;
  • Sistemas de biometria;
  • Diversas outras tecnologias.

A IA tem como grande objetivo desenvolver máquinas que consigam operar com capacidade cognitiva semelhante ou superior à dos humanos, em alguns casos. Esse tipo de tecnologia está em constante expansão, transformando a maneira como as empresas conduzem seus negócios.

Incorporar a IA em suas operações gera benefícios como mais eficiência, tomada de decisões estratégicas e melhorias na experiência do cliente. Essa é uma ferramenta estratégica, que confere um diferencial competitivo a escritórios de advocacia.

O que a inteligência artificial oferece para advogados?

De maneira geral, o uso da IA na advocacia otimiza e simplifica as rotinas jurídicas. As ferramentas existentes de IA atuam na substituição de tarefas repetitivas e burocráticas para que o advogado ganhe tempo para se dedicar aos clientes e tomar decisões estratégicas.

A IA já pode ser utilizada por advogados para:

  • Selecionar e analisar padrões em casos análogos ou precedentes;
  • Coletar provas e dados de sistemas digitais;
  • Conferir as legislações mais recentes sobre diversos temas em segundos, etc.

A área jurídica tem muito a ganhar com a revolução tecnológica trazida pela IA. Prova disso é que até mesmo o Supremo Tribunal Federal já está dando seus primeiros passos nesta direção: o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da casa, já realizou diversos encontros com dirigentes de empresas de tecnologia com foco em IA na busca por soluções que possam agilizar os procedimentos do Poder Judiciário”, relata Renato Alves, programador que atua na JusCash.

De maneira prática, os principais ganhos de usar a IA na advocacia são:

Controle de prazos e processos

Com a IA, o advogado não precisa mais perder tempo monitorando o andamento de cada processo em cada tribunal. Esse processo pode ser automatizado para que você receba as datas das audiências, submissões de documentos e outros eventos de forma simples e não perca mais nenhum prazo.

Assistente virtual

Inteligências Artificiais generativas, como o Chat GPT, podem ser muito úteis aos advogados, atuando como assistente virtual para:

  • Simplificar a pesquisa de jurisprudências, leis e regulamentos importantes para os seus processos;
  • Analisar documentos legais, contratos e acordos para identificar informações cruciais, erros ou inconsistências;
  • Determinar quais casos são os mais promissores com base em critérios específicos;
  • Traduzir documentos legais de diferentes idiomas, facilitando a comunicação em casos internacionais;
  • Gerir prazos por meio de lembretes e alertas;
  • Auxiliar na redação de documentos como petições, contratos e outros documentos legais, fornecendo sugestões de linguagem e formatação. 

Atendimento ao cliente 

Por meio da IA, todas as informações de andamento dos processos dos clientes ficam acessíveis de forma didática e automática para facilitar o acompanhamento e o atendimento.

Conheças outras tendências na Advocacia para 2024 além da IA.

Benefícios da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é capaz de gerar diversas vantagens para os negócios jurídicos, desde que seja usada com a supervisão de um advogado competente. Afinal, a IA não é infalível, e o papel humano ainda é essencial na interpretação, no aconselhamento jurídico e, obviamente, na representação nos tribunais”, destaca Elizabeth Brandão, Product Owner da JusCash.

Abaixo, você confere as principais vantagens que a IA pode trazer aos escritórios de advocacia:

1. Melhora na tomada de decisão

Por meio da IA, é possível simplificar os processos de análise e tornar seu escritório data driven, ou seja, que toma decisões com base em dados. Isso porque ela pode organizar e trazer mais clareza a dados confusos.

Além disso, os sistemas de IA podem desenvolver processos de correlações, regressões, estruturação e análises dos dados gerados para basear a tomada de decisões. Quando vinculados a soluções de big data, se tornam ainda mais estratégicos.

2. Automação

Por meio da IA, é possível automatizar atividades analíticas, lógicas e cognitivas para tornar o tratamento de informações mais ágil. 

3. Redução de erros, riscos e custos

Ao empregar a IA para a realização de tarefas repetitivas, é possível reduzir as chances de erros humanos, identificar gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos. Isso aumenta a eficiência operacional e reduz custos.

A IA também gera diagnósticos que contribuem para o mapeamento de riscos e oportunidades, podendo checar periodicamente os indicadores-chave de desempenho do negócio para relatar possíveis empecilhos.

Os processos de análise com base em IA costumam apresentar baixos custos e contribuem para que as estratégias sejam mais eficientes, devido à tomada de decisão com base em dados coletados e tratados pela IA.

4. Otimização do atendimento

Por meio da IA, é possível entregar uma comunicação mais eficiente, ágil e personalizada aos seus clientes, otimizando o atendimento. É possível implementar chatbots em seus canais de comunicação para agilizar a entrega de informações e personalizar as interações com os clientes, por exemplo.

A IA pode substituir os advogados?

A IA não existe para substituir o papel dos advogados, mas para otimizar o trabalho desses profissionais. As novas tecnologias precisam ser usadas com a supervisão dos advogados e profissionais especializados.

Existem diversas habilidades que são inerentes à condição humana e que só podem ser realizadas pelos advogados, como a comparação sensível dos direitos e deveres das partes e a criatividade para a condução dos processos.

Os advogados não trabalham somente com a lei crua, mas precisam de sensibilidade para interpretá-la e entender seus efeitos sobre a sociedade. Essa mistura entre habilidades sociais e conhecimento técnico não pode ser substituída por nenhuma máquina.

O objetivo é que a inteligência artificial na advocacia seja usada para automatizar tarefas rotineiras e atuar como assistente para os advogados.

Conclusão

O uso da IA na advocacia ainda pode trazer alguns receios e desconfianças, mas certamente traz diversos ganhos à área. Compreender e dominar esse assunto é essencial para os advogados que querem fazer seus escritórios crescer e ter mais tempo para gerenciar as equipes e prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Essa é uma ferramenta muito útil para otimizar seu trabalho e aumentar a qualidade de suas entregas. Por isso, vale a pena apostar nesse caminho que gera resultados e reduz seu trabalho!
Confira mais dicas sobre como otimizar a gestão de seu escritório no blog da JusCash!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo