Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


11 de novembro de 2022
Empreendedorismo

Confira 9 dicas de como fazer um escritório de advocacia crescer

Escrito por: Equipe JusCash

como fazer um escritório advocacia crescer

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Quem quer saber como fazer um escritório de advocacia crescer precisa começar por um bom planejamento. Entender onde e como você quer fazer seu negócio jurídico chegar é essencial para seu sucesso.

Da mesma forma, é preciso definir estratégias que te ajudarão a chegar lá, e acompanhar a evolução de suas metas e fazer ajustes, sempre que necessário. Quer saber como fazer crescer um escritório de advocacia? Então confira nossas dicas!

9 dicas de como fazer um escritório de advocacia crescer

  1. Planejamento estratégico

Para ter sucesso em qualquer setor, o empreendedor deve começar pelo planejamento estratégico de seu negócio. Este é o ponto essencial em que o empreendedor entende o desafio que tem pela frente e pode definir como fazer um escritório de advocacia crescer.

Este é o momento de definir itens como:

  • Atribuir responsáveis pelo cumprimento de cada meta. É importante delegar as tarefas, mas é essencial definir responsáveis para os quais a equipe deve se reportar;
  • Utilizar as ferramentas corretas para a aquisição de clientes, gestão de tempo, automação e organização, por exemplo;
  • Fazer o planejamento financeiro, definindo receita, investimentos, pontos de retenção, novas contratações e outros. 

Neste momento, o empreendedor deve avaliar todas as suas possibilidades concretas e reais para entender o quanto realmente consegue crescer e em quanto tempo.

  1. Definição de metas realistas e mensuráveis

Definir metas é essencial para saber se você está próximo ou distante de alcançar as metas de crescimento de seu escritório. Por isso, elas devem ser desafiadoras, mas realistas e possíveis de serem alcançadas.

Por exemplo, ao invés de criar metas como “dobrar a receita anual”, opte por objetivos mais tangíveis. Por exemplo: “aumentar a receita anual do escritório de R$ 5 milhões para R$ 15 milhões até tal mês de tal ano”.

Mas, lembre-se de que elas também devem ser mensuráveis. Por exemplo, conquistar x novos clientes até tal mês e medir esse número todos os meses por meio de relatórios extraídos do software jurídico

Uma dica para tornar as metas mais realistas é diluí-las em pequenos objetivos ao longo do ano. Assim, a cada pequeno passo alcançado, você e sua equipe se sentirão mais motivados a chegarem ao grande objetivo. Não se esqueça de revisá-las periodicamente para acompanhar seu andamento e entender o quanto estão dentro da realidade.

  1. Manter a equipe engajada

Mesmo que existam mudanças no percurso, é possível alcançar os objetivos desde que a comunicação entre a equipe seja clara e alinhada. Isso ajudará a mantê-los engajados e trabalhar para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Por isso, é preciso ter clareza e atenção no compartilhamento de informações. 

Mesmo que seu escritório seja pequeno ou você atue como autônomo, é possível investir em seu próprio engajamento. Tenha clareza nas ações e busque tornar seu trabalho mais produtivo por meio de um sistema jurídico. Com isso, seu escritório estará no caminho do crescimento.

Não esqueça de fazer reuniões para apresentar o balanço do período anterior e os desafios para o próximo. Manter a equipe informada sobre o desenvolvimento do trabalho é essencial para fortalecer e valorizar o alinhamento da equipe.

  1. Aquisição de clientes

O grande objetivo da maioria dos escritórios é aumentar o número de clientes. Mas, como fazer isso acontecer? Esta etapa deve fazer parte de seu planejamento estratégico e envolve:

  1. A definição do seu público alvo, ou seja, definir para quem seus serviços serão prestados: idade, profissão, sexo, escolaridade e outras informações que te ajudem a direcionar seu serviço;
  2. A organização do seu escritório, criando um fluxo de atendimento que tenha como foco a experiência que o escritório quer oferecer aos clientes;
  3. Seu posicionamento como especialista na área que você decidiu atuar;
  4. O estabelecimento de um relacionamento com os contatos do escritório. Lembre-se que fidelizar é mais barato e eficiente do que conquistar novos clientes;
  5. O uso de ferramentas que ajudarão a aumentar a qualidade do atendimento, com um software jurídico que atende às suas necessidades e torne o relacionamento com o cliente mais produtivo.
  1. Atenção às finanças

Fazer a empresa crescer financeiramente é o objetivo de todo empreendedor. Para isso, é essencial manter uma boa gestão financeira. Comece buscando conhecer todas as suas receitas e despesas.

Ao fazer esse controle, você conseguirá identificar áreas nas quais você está tendo mais gastos do que o planejado. Dessa forma, poderá encontrar meios de resolver essas situações antes que gerem prejuízos maiores.

Com isso, também é possível visualizar quais são suas maiores fontes de renda, se é possível trocar algum fornecedor para aumentar sua margem de lucro e outras situações.

Baixe agora mesmo a planilha de Fluxo de Caixa para Advogados e pequenos escritórios da JusCash e faça seu controle financeiro de forma mais simples!

  1. Monitoramento

Acima, falamos sobre estabelecer metas. Mas, tão importante quanto definir é monitorar esses objetivos e o trabalho de forma sistemática. Isso porque as metas devem se tornar ações que gerem resultados.

Para isso, você pode usar softwares de acompanhamento, que façam o mapeamento de todos os dados relativos ao crescimento do seu escritório. Com base nesses dados e números, você poderá propor novas estratégias e entender como seu negócio jurídico está se desenvolvendo.

  1. Automação

Perder tempo com atividades que podem ser automatizadas não é nada produtivo. Por isso, se você quer saber como fazer um escritório de advocacia crescer, também precisa saber que é preciso tornar sua rotina eficiente e produtiva.

Com o auxílio de um software jurídico, é possível automatizar tarefas relativas ao acompanhamento dos processos, controle de prazos, elaboração de documentos jurídicos, controle de atividades, gestão financeira e outras.

Dessa forma, a equipe pode focar em atividades criativas e estratégicas para te ajudar na tarefa de fazer o escritório crescer. 

  1. Divulgação do trabalho

O marketing jurídico deve fazer parte de seu planejamento e da rotina de seu escritório. Se você quer ser reconhecido como autoridade na sua área e conseguir clientes pelo trabalho que desenvolve, essa é uma ferramenta poderosa.

Busque criar conteúdos que gerem valor ao seu público-alvo. Participe de eventos, faça networking, faça parceria e escolha bem suas relações profissionais. Tudo isso te ajudará a ampliar o potencial de seu escritório.

  1. Revise seus objetivos de crescimento periodicamente

O estabelecimento de metas para fazer o escritório de advocacia crescer não é uma tarefa a ser realizada apenas uma vez. Além de acompanhá-las de forma sistemática, é preciso reavaliá-las de forma periódica.

Isso porque as condições mudam, suas perspectivas de vida também, e situações que estão fora do seu controle ocorrem. Por isso, é preciso parar, analisar e entender se você está indo no caminho certo ou se é necessário recalcular a rota.

Conclusão

Independente se você atua sozinho, como autônomo, ou já possui uma equipe, sempre é um desafio entender como fazer um escritório de advocacia crescer. Mas, com muito cuidado e dedicação, é possível chegar a este objetivo.

Além disso, sempre que você tiver honorários a receber e precisar adiantá-los para manter suas contas em dia, conte com a JusCash! Solicite agora mesmo uma análise de seu processo e tenha acesso ao seu dinheiro de forma rápida, fácil, totalmente online e segura!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo