Blog da JusCash
Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.
7 Dicas para aproveitar o Recesso Forense
Escrito por: Equipe JusCash
No recesso judiciário, você, advogado, pode aproveitar para começar seu planejamento, descansar e cuidar de sua saúde. Mas, para isso, é necessário se organizar, inclusive financeiramente.
Fim de ano é sinônimo de recesso forense. Seja para descansar, estudar ou se organizar para o próximo ano, o desejado recesso do judiciário pode ser muito proveitoso. Mas, para isso, é necessário se organizar, em todos os aspectos.
O recesso forense é a suspensão do expediente Judiciário devido às festividades de fim de ano. A pausa ocorre entre 20 de dezembro e 06 de janeiro – período no qual o Poder Judiciário só atende a casos urgentes, em regime de plantão.
Como o advogado pode aproveitar esse período para se organizar e tirar os planos do papel? É sobre isso que iremos falar neste artigo. Continue essa leitura e confira todas as nossas dicas!
O que é o recesso forense?
O recesso forense é o período em que o expediente no Judiciário fica suspenso, o que inclui a suspensão de prazos também. De acordo com a Lei nº 5.010/66, é o período entre 20 de dezembro e 6 de janeiro.
O recesso vale para órgãos municipais, estaduais e federais. Após o dia 6, os órgãos retomam o expediente. Apesar disso, os prazos permanecem suspensos até o dia 20 de janeiro.
Saiba mais sobre as regras do recesso judiciário neste artigo!
Dicas para aproveitar o recesso forense
1. Auto avaliação profissional do ano que passou
Na vida pessoal, o fim do ano é a época de olhar para trás e analisar tudo o que aconteceu. Que tal aproveitar o recesso judiciário 2023 para fazer o mesmo? Separe os projetos e tudo o que foi feito no escritório para analisar:
- O que deu certo;
- O que deu errado;
- O que pode ser melhorado;
- Riscos;
- Potencialidades, etc.
Este é um ótimo exercício de aprendizado para toda a equipe, e será muito útil no planejamento para o próximo ano.
2. Colocar a casa em ordem
A organização de seu escritório pode acabar ficando de lado ao longo do ano, devido às demandas. Porém, o recesso forense é o momento propício para essa organização.
Aproveite para organizar o ambiente de trabalho, fazer a manutenção dos aparelhos e softwares, organizar pastas e dados dos clientes e outras atividades que te ajudarão a desempenhar melhor suas atividades rotineiras.
3. Planejamento para o novo ano
O recesso forense é o momento ideal para iniciar o planejamento estratégico para o próximo ano. Por meio dele, você pode decidir quais atividades farão parte do dia a dia de seu escritório e, principalmente, quais resultados pretende obter no ano que está por vir.
Esse também é o momento de avaliar os investimentos que serão feitos, a divisão de funções e outras metas.
4.Colocar leituras e estudos em dia
Esse também é um ótimo período para se dedicar a leituras que irão incrementar sua prática advocatícia e a gestão de seu escritório. Existem diversos livros de desenvolvimento pessoal e profissional que você pode ler para ampliar seu repertório. Confira algumas dicas:
Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
Este livro é um guia sobre networking, relações humanas e liderança. Ele aborda técnicas a respeito de como lidar com pessoas, influenciá-las e mudá-las sem causar ofensas ou ressentimentos.
O dilema da inovação – Clayton M. Christensen
Christensen é professor da escola de negócios de Harvard, e neste livro, traz ótimos insights para a gestão de empresas e pensamento inovador. A obra parte da premissa de que fazer tudo certo não é suficiente para manter a competitividade de uma empresa.
Isso por causa das mudanças disruptivas do mercado. Com base nisso, o autor dá dicas de como se portar e se diferenciar no contexto instável da tecnologia.
Memórias do Cárcere – Graciliano Ramos
Nesta obra, Graciliano Ramos relata sua experiência ao ser enviado para a prisão de forma arbitrária, em 1935, durante o Estado Novo. A obra ajuda a refletir sobre como alguém que não tem uma sentença definida ou acusação formal pode passar por três presídios ao longo de dois anos.
Estudos
Você também pode aproveitar o recesso forense para aprender algo novo: um curso focado em suas habilidades profissionais, um novo hobby ou um curso de gestão de pessoas ou para seu negócio.
5. Cuidar da sua saúde
Com a quantidade de tarefas rotineiras, nem sempre sobra tempo para cuidar de si mesmo. Por isso, que tal aproveitar o recesso forense com saúde e sem deixar o lazer de lado? Confira algumas dicas de como fazer isso:
Realizar exames de rotina
Que tal aproveitar o descanso para marcar aquela consulta e exames que você não teve tempo durante o ano? Aproveitar os dias de folga para agendar o check-up é ideal, porque você pode ir ao médico sem pressa e sem se preocupar em voltar logo para o trabalho.
Além disso, você pode aproveitar e já realizar os exames em seguida da consulta, sem deixar para depois e correr o risco de não fazê-los. Além disso, nesse período as clínicas costumam estar mais vazias.
Orientação nutricional
As férias podem ser um ótimo momento para recorrer à orientação nutricional e entender como comer melhor, mesmo com uma rotina tão puxada. Usar sua folga para buscar uma orientação nutricional correta certamente te fará muito bem durante todo o ano que está por vir.
Atualização de sua carteira de vacina
A manutenção de suas vacinas também é muito importante para manter sua saúde em dia! Por isso, que tal aproveitar para ir a um posto de saúde para atualizar sua carteira? Você certamente terá mais segurança e saúde para aproveitar o ano!
Realizar atividades físicas
Não consegue praticar atividades físicas devido à correria da rotina? Então aproveite o recesso forense para começar a incluir esse tipo de prática em sua rotina! Pule corda, faça flexões e outros exercícios de baixa complexidade.
Também aproveite que você está em uma rotina tranquila e comece a criar o hábito de beber a quantidade de água ideal para o seu organismo. Quando você voltar à rotina, verá como será mais fácil manter esse hábito.
6. Planejar a produção de marketing do próximo ano
Muitos advogados não conseguem produzir conteúdo para divulgar seu trabalho ao longo do ano, e acabam deixando a publicidade na advocacia de lado. Porém, você pode aproveitar o recesso forense para dedicar um tempo a isso.
Comece criando um plano de marketing, que prevê a produção de conteúdos de acordo com sua rotina. Em seguida, busque produzir alguns conteúdos para já começar com alguns materiais prontos e facilitar sua produção ao longo do ano.
7. Descansar
Por último e mais importante: o recesso forense é uma conquista para que os advogados tenham um descanso merecido. Por isso, aproveite esse direito conquistado e se dê a oportunidade de descansar.
Leia livros, vá à praia, assista às séries e filmes que não conseguiu durante o ano, aproveite com sua família e amigos, tenha muitos momentos de diversão e lazer e descanse, porque você, advogado, merece!
Dica bônus: antecipar seus créditos judiciais
Boa parte das tarefas que você pode realizar durante o recesso judiciário requerem um bom planejamento financeiro. Por isso, para ter tranquilidade e conseguir tirar seus planos do papel, você pode antecipar seus honorários.
Essa é a melhor maneira de não passar aperto, devido à sazonalidade na advocacia, e aproveitar o período tradicional de férias. O advogado que se planeja e antecipa seus honorários não passa perrengue nos meses de menor movimento!
Comece o ano com fôlego para fazer investimentos. Conheça a antecipação de honorários da JusCash e aproveite o recesso forense da melhor maneira!
Conclusão
O recesso forense é o período em que os profissionais do Judiciário podem aproveitar para descansar, estudar, cuidar de sua saúde e se organizar para o próximo ano. Aproveite nossas dicas e curta suas férias!
Confira as postagens mais acessadas
Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo
Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste artContinue lendo Continue lendo
Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados
Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve diversContinue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?
O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar pContinue lendo Continue lendo