Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


12 de abril de 2023
Empreendedorismo

5 dicas para gerenciar um escritório de advocacia com eficiência

Escrito por: Equipe JusCash

Uma pessoa usando um laptop em uma mesa

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Saber como gerenciar um escritório de advocacia é fundamental para que o advogado alcance suas metas e consiga fazer seu negócio crescer.

Enxergar seu escritório como uma empresa que possui diversas frentes, não apenas a jurídica, é fundamental para administrá-lo da melhor forma. Por isso, os advogados precisam sempre buscar formas de desempenhar suas tarefas de forma mais rápida e eficaz.

Isso tudo pode ser feito por meio de estratégias de gestão que englobam todo o funcionamento da empresa. Neste artigo, trazemos cinco dicas de como gerenciar seu negócio para que ele tenha mais eficiência e possa crescer. Confira!

Por que você deveria se preocupar mais com a gestão do seu escritório?

Para entregar um atendimento de qualidade aos seus clientes, é fundamental que os processos de seu negócio sejam executados com excelência. Isso porque, em algum momento, questões que não estão alinhadas podem acabar impactando na experiência dos clientes. 

Cuidar da gestão de um escritório é fundamental para poder definir metas de melhoria e otimizar a forma de trabalhar em sua empresa. Uma das consequências disso é aumentar os resultados do negócio e melhorar as entregas de resultados aos clientes. Mas, as vantagens de uma boa gestão para seu escritório de advocacia vão muito além. 

Confira 5 dicas para administrar seu escritório de advocacia com eficiência!

Fazer um planejamento consistente para seu escritório e reorganizar os processos para otimizá-los começa por um diagnóstico de sua empresa como um todo. Com isso, será possível identificar todos os pontos que realmente precisam ser melhor geridos.

Confira ações que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo e que te ajudarão a entender melhor como gerenciar um escritório de advocacia:

Profissionalização

Otimizar a gestão de um escritório de advocacia começa pela compreensão de que esta é uma empresa como qualquer outra. Por isso, ela precisa dos mesmos cuidados para alcançar uma gestão eficaz e profissional.

Muitos advogados ficam imersos na prática jurídica e acabam abandonando o planejamento da gestão do seu negócio. Porém, há outras questões essenciais para o sucesso de sua empresa e que fazem parte da rotina de um advogado empreendedor, como por exemplo:

  • Organizar as finanças;
  • Alinhar o trabalho do time;
  • Planejar o marketing jurídico;
  • Realizar atividades administrativas e outras.

Por isso, é fundamental realizar uma divisão de tarefas eficiente, com base na prioridade das demandas para que cada área possa se desenvolver. O sucesso de sua empresa depende diretamente dos resultados de cada um desses setores. 

Gestão financeira

Fazer o controle financeiro é um grande desafio para muitos profissionais do Direito. Isso porque os cursos de Direito não ensinam conceitos de administração, gestão e finanças. Mas, para ter um escritório de sucesso, o profissional precisa buscar conhecimento nessa área.

Por exemplo, misturar o caixa do escritório com suas finanças pessoais é um dos erros mais comuns na gestão financeira. Porém, sem a organização de seu controle financeiro, é difícil entender qual é o lucro real de seu negócio ou mesmo mapear seus custos fixos e variáveis.

Contar com ferramentas para fazer os registros de lançamentos financeiros é uma ótima forma de facilitar seu controle financeiro. Com isso, também será mais fácil precificar corretamente seus serviços, controlar os pagamentos de honorários e diversas outras questões. 

Uma visão clara do fluxo de caixa confere ao advogado mais segurança para planejar seus investimentos futuros ou cortar gastos. Além disso, garante a saúde financeira de seu escritório e cria um ambiente propício para o seu crescimento.

Gestão de clientes

Atender as demandas dos clientes de forma satisfatória, ágil e eficaz é o foco dos escritórios de advocacia. A gestão dos processos internos de seu escritório está diretamente relacionada a essa preocupação.

Isso porque o escritório estará sempre pronto para agir de forma eficaz e rápida, oferecendo soluções e respostas concretas aos clientes. Com isso, eles terão uma experiência positiva, o que garante sua fidelização e incentiva a indicação para a conquista de novos clientes.

Marketing jurídico

O marketing jurídico também deve ser uma das preocupações da gestão eficaz de um escritório de advocacia. Isso deve ser feito com base nas diretrizes e limitações de publicidade do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

A principal função do marketing jurídico é mostrar aos clientes a existência do seu escritório e atraí-los para que contratem seus serviços. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo.

Ou seja, da criação de conteúdos úteis e relevantes para seu público-alvo, que respondam suas principais questões. Essa também é uma forma de aumentar a autoridade do seu escritório e deixar claro que o potencial cliente pode entrar em contato quando precisar de seus serviços.

Gestão de tempo

O profissional que atua no universo jurídico precisa ter diversas habilidades e dar contas de várias tarefas, como:

  • Captação de novos clientes;
  • Realizar um atendimento de qualidade;
  • Distribuição de prazos;
  • Redação de petições, etc. 

Por isso, é fundamental criar um fluxo de trabalho ordenado para organizar todas essas tarefas e realizar a gestão do tempo do escritório de advocacia de forma eficaz. Com uma rotina estruturada, o gestor tem mais controle das tarefas que já foram executadas e consegue evitar retrabalho.

Por isso, é importante adotar uma ferramenta que o ajude a visualizar todas as atividades do dia. Também é importante tomar ações simples como deixar o ambiente organizado, com mesa limpa, arquivo em ordem, etc., melhorar processos e delegar tarefas.

Melhorar o gerenciamento do tempo é fundamental para liberar a mente para se dedicar ao que realmente importa. Quando seu ambiente de trabalho e o sistema utilizado estão organizados, você pode usar sua energia para se dedicar aos clientes.

Conclusão

Neste artigo, trouxemos algumas dicas que te ajudarão a entender como administrar um escritório de advocacia de forma eficaz. Esperamos que ele te ajude a otimizar suas tarefas e liberar tempo para se dedicar a um atendimento excelente aos seus clientes.

Quer mais dicas de como fazer a melhor gestão de seu escritório? Continue acompanhando nosso blog!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo