Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


21 de outubro de 2022
Organização Financeira

Advogado, saiba por que o planejamento financeiro é tão importante para você

Escrito por: Equipe JusCash

A importância do planejamento financeiro do advogado

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Planejamento financeiro é essencial para o advogado que quer manter sua saúde financeira em dia, mesmo sendo autônomo.

Atuar como advogado autônomo pode trazer muitas vantagens para sua carreira, como liberdade, flexibilidade, ganhos mais elevados e outros. Por outro lado, para ser bem sucedido com essa atuação, é preciso fazer um bom planejamento financeiro. 

Essa não é uma tarefa fácil, já que a falta de previsibilidade de seus recebimentos pode dificultar sua organização financeira. Por esse motivo, fizemos este artigo para te ajudar a entender a importância e como fazer um planejamento financeiro sendo autônomo. Confira!

Planejamento financeiro: o que é?

O planejamento financeiro envolve a organização financeira, o controle de gastos e o registro de ganhos e despesas para que você tenha segurança em relação ao dinheiro. Com isso, é possível melhorar sua saúde financeira e qualidade de vida.

Além disso, ele te ajudará a equilibrar sua renda e seus gastos para que você consiga realizar suas aspirações financeiras. É possível fazer planejamentos de médio e de longo prazo, revisando-o sempre que necessário.

Essa não é uma prática isolada. Pelo contrário, o planejamento financeiro exige a tomada de uma série de ações e mudanças de comportamento. Por isso, deve ser feita com base em seus objetivos e traçando ações que te ajudarão a conquistá-los.

O papel do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é benéfico em diversos aspectos. O primeiro está relacionado ao controle do orçamento. Por meio dele, é possível saber exatamente como estão suas finanças pessoais, e entender como estão seus investimentos ou dívidas.

Com isso, você economizará dinheiro de forma natural, já que a fará a gestão do seu patrimônio de forma mais inteligente e embasada. Além disso, você conseguirá eliminar os gastos desnecessários de seu dia a dia.

Ao listar todos os seus gastos mensais, você pode ter uma surpresa, já que é comum gastar com serviços pouco ou não utilizados, como um pacote de TV a cabo. Além disso, você identificará gastos que podem ser reduzidos, como a conta de energia ou de telefone, por exemplo.

O planejamento proporciona economia e ajuda a reduzir as chances de endividamento, evitando empréstimos, pagamento mínimo das faturas ou cheque especial. Com isso, você consegue garantir sua qualidade de vida, mesmo diante das instabilidades nos recebimentos.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

O primeiro passo para começar seu planejamento financeiro é entender que essa é uma prática que deve ser constante em sua vida. Seu plano deve ser revisto com frequência para se adaptar às suas possibilidades, limitações e novos objetivos, também.

A intenção é garantir um futuro mais tranquilo. Mas, para que isso aconteça, é preciso manter a constância no planejamento. Confira dicas para começar hoje mesmo:

  1. Estabeleça metas

Defina suas metas. Pegue um caderno e liste seus objetivos em relação às finanças. O que você quer? Comprar um imóvel? Sair das dívidas? Garantir sua aposentadoria? Viver de renda? Garantir um futuro mais tranquilo para seus filhos?

Ao definir seus objetivos, também é importante refletir sobre em quanto tempo você pretende alcançá-los. Isso irá determinar todas as etapas de sua organização financeira. Mas, fique atento: suas metas devem ser coerentes com sua realidade.

  1. Faça o controle de suas finanças

Para fazer um bom planejamento, é essencial que você conheça qual é sua renda, seus gastos e quanto dinheiro sobra de sua renda no fim do mês. Para isso, você pode usar uma planilha de controle financeiro, aplicativos ou mesmo cadernos.

Anote seus rendimentos e gastos e faça somas para entender e acompanhar sua evolução. Independente da ferramenta escolhida, é importante que você anote todas as entradas e saídas rigorosamente.

Baixe agora mesmo a planilha de fluxo de caixa da JusCash e faça o controle das finanças de seu escritório!

  1. Verifique áreas nas quais você pode poupar

Cortar gastos desnecessários é uma tarefa difícil, mas após fazer todos os registros, será mais fácil identificá-los. Essa etapa é essencial para que você consiga realizar seus planos e metas.

  1. Entenda como fazer investimentos

Quando você conseguir começar a poupar, terá mais dinheiro sobrando, e é essencial que você saiba o que fazer com ele. O mais indicado para construir seu patrimônio e fazê-lo crescer é fazer investimentos.

Mas, antes de começar, é preciso entender seu perfil de investidor e entender quais investimentos condizem com ele. Além disso, é importante estudar sobre o mercado financeiro para reduzir os riscos e ter mais segurança.

Benefícios do planejamento financeiro pessoal

Já pensou o que aconteceria com seu escritório se você não controlar as finanças e seu fluxo de caixa? Em sua vida pessoal, esse também é um risco. 

Fazer um bom planejamento financeiro é essencial para que você consiga ter uma vida financeira tranquila e estável. Ao adquirir esse simples hábito, você poderá começar a lidar com seu dinheiro de uma maneira muito melhor. Abaixo, listamos alguns benefícios que você pode ter. Confira:

Controlar suas finanças

Ter controle sobre seu próprio dinheiro, especialmente sendo advogado autônomo, parece algo distante e quase impossível? Saiba que isso é possível com o planejamento financeiro pessoal. 

Quando você define seus gastos e define estratégias para ganhar mais e economizar, você consegue controlar sua vida financeira. Com isso, você consegue reduzir aquela sensação ruim de não saber como será o mês seguinte, e quando passar por períodos complicados, conseguirá fazer ajustes e tomar o rumo novamente com mais facilidade.

Alcançar metas e objetivos

Com um planejamento financeiro, alcançar metas e objetivos de vida é possível e muito mais fácil. Isso porque o principal objetivo dessa estratégia é criar um caminho entre você e seus planos.

Ao controlar suas finanças, você consegue ter uma visão mais clara a respeito do que deseja realizar e, principalmente, do que precisa fazer para alcançar esses objetivos. Com tempo, disciplina e estabelecendo prioridades, você conseguirá alcançar seus objetivos.

Melhores hábitos de consumo e mais qualidade de vida

Sua vida financeira influencia em seu bem-estar. Por isso, é fundamental que seu planejamento financeiro pessoal seja uma prioridade em sua vida. Com isso, você poderá ver mudanças significativas em sua relação com o dinheiro.

Conclusão

Manter a organização de suas finanças é essencial tanto para o sucesso profissional quanto para a vida pessoal do advogado autônomo. Por esse motivo, a JusCash produz conteúdos para te ajudar a melhorar sua organização financeira.

Confira nosso conteúdo “Finanças pessoais e empresariais: advogado, saiba por que separá-las é fundamental”!

Esse texto te ajudou a entender mais sobre a importância do planejamento financeiro? Se nossas dicas foram úteis, não esqueça de compartilhá-las com seus colegas!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo
advogado autônomo: saiba como declarar seu imposto de renda 2024!

Advogado autônomo: Como se preparar para o imposto de renda? [Guia 2024]

Você sabe quais impostos um advogado deve pagar e como deve declarar seus honorários no imposto de renda? Descubra nes
Continue lendo Continue lendo

Como declarar honorários advocatícios no Imposto de Renda?

Está em dúvida sobre como declarar honorários advocatícios no Imposto de Renda? Então, confira esse conteúdo e des
Continue lendo Continue lendo