Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


9 de janeiro de 2024
Variedades

Como a advocacia é impactada pela economia global e o que pode ser feito?

Escrito por: Equipe JusCash

Como a economia global pode impactar a economia

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

A advocacia pode, sim, ser impactada pela economia global e nacional. Por isso, é fundamental que o advogado conheça ferramentas para lidar com diferentes cenários.

Da mesma maneira que diversos outros mercados, o mercado jurídico é afetado pelas oscilações econômicas que afetam o país e o mundo, como nível de renda da população, desemprego, inflação, gastos do governo, etc.

Contudo, mesmo em cenários desafiadores, existem diversos ramos da advocacia que apresentam crescimento. Isso porque mesmo em cenários de crise, podem surgir diversas novas oportunidades de atuação para os advogados.

Por exemplo, casos de fechamentos de empresas demandam serviços de advogados especializados em falências e recuperação judicial. Por isso, é fundamental que o advogado saiba como lidar com as oscilações econômicas para fazer seu escritório resistir – e prosperar – mesmo durante momentos de turbulência. Continue essa leitura e confira nossas dicas!

Cenário econômico mundial

No cenário global, o fim do ano de 2023 foi marcado por guerras, insegurança e turbulências geopolíticas. Esses fatores, somados ao aumento das dívidas públicas em diversos países, criaram um ambiente econômico incerto.

Para 2024, a economia global mostra sinais de recuperação dos impactos sofridos nos anos anteriores e estabilização. 

As principais potências econômicas mundiais, como China, Alemanha e Estados Unidos continuam ditando o ritmo da economia global. Porém, potências emergentes, como Brasil, Índia e Nigéria estão se destacando, tornando-se centros de inovação e produção, e despontando como novas oportunidades de investimento e parcerias comerciais.

A tecnologia e a inovação continuam como fortes impulsionadores da economia para 2024. Assim, startups e empresas de tecnologia aplicada a diversas áreas trazem soluções disruptivas e oportunidades de investimento e crescimento.

A sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa estão transformando as operações empresariais e a maneira como as organizações se relacionam com stakeholders.

O cenário econômico brasileiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma análise detalhada sobre o desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre de 2023, bem como um levantamento de previsões para 2024. 

A expectativa é de que o produto interno bruto (PIB) atinja 2,0% de crescimento em 2024. Além disso, o Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea projetou uma alta de 2,1% no setor de serviços em 2024, fazendo com que o setor permaneça como um dos principais impulsionadores do PIB. 

O mercado reduziu suas previsões para a inflação medida pelo IPCA em 2023 e 2024, 

De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a previsão da inflação medida pelo índice IPCA para 2024 é de 3,91%. A previsão anterior era de 4,49%. Essa redução pode incentivar o crédito e os investimentos.

Como o advogado pode lidar com cenários de instabilidade?

Planejamento Financeiro

Diante de cenários econômicos em constante mudança, o planejamento financeiro é mais do que uma necessidade: é a chave para o sucesso. Ao combinar tecnologia, gestão de pessoas e práticas inteligentes, o advogado pode não apenas sobreviver, mas prosperar mesmo diante de cenários adversos.

Gestão de despesas e orçamento

Uma gestão de despesas bem estruturada é a base para um planejamento financeiro bem-sucedido. Para isso, é preciso ter uma visão clara de ganhos e gastos, e ajustá-los conforme sua realidade. Também é fundamental revisitar seu orçamento com regularidade para garantir que os recursos de seu escritório sejam alocados com eficiência, evitando gastos desnecessários.

Conheça a Planilha de Fluxo de Caixa para Advogados e escritórios da JusCash e cuide das finanças de seu escritório de forma estratégica!

Use a tecnologia para controle financeiro

Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível obter insights em tempo real sobre a situação financeira de seu escritório. Isso é fundamental para tomar decisões mais bem informadas e evitar prejuízos futuros.

Investimentos Inteligentes

Em cenários econômicos dinâmicos, os investimentos inteligentes são essenciais para garantir estabilidade financeira futura. Por isso, é fundamental se informar e tomar decisões com base em análises profundas e confiáveis. Para investir de maneira correta, é preciso diversificar e fazer gestão de riscos.

Educação financeira

Por fim, para se sair bem, mesmo diante das mudanças econômicas, é crucial compreender os princípios básicos das finanças. Isso é essencial para garantir a saúde financeira de seu escritório, mas também de suas finanças pessoais.

Educação financeira é sobre entender o valor do dinheiro e tomar decisões com base em informações. Ao compreender as finanças de maneira sólida, é possível se orientar melhor quanto a investimentos, planejar a aposentadoria e gerir dívidas de forma eficiente.

Ter conhecimento para tomar decisões financeiras informadas é libertador, e pode transformar totalmente sua vida. Conhecimento, inclusive financeiro, é poder, e pode ser a chave para um futuro de prosperidade.

Dicas para otimizar recursos

Planeje custos e investimentos

Registre todas as suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Isso vai te ajudar a fazer uma previsão de custos para os próximos meses e ter uma visão mais ampla sobre a realidade do seu negócio.

Tenha contas pessoais separadas das contas do escritório

O primeiro passo para ter uma boa gestão financeira em seu escritório de advocacia é separar contas pessoais e do escritório. Para isso, é importante definir o pró-labore e a divisão de lucros para cada sócio.

Conte com a antecipação de honorários

Processos judiciais podem se estender por meses e até anos a fio, e o resultado pode não ser como o esperado pelo advogado e seu cliente, o que pode comprometer sua organização financeira.

Para evitar esse tipo de problema, o advogado conta com ferramentas como a antecipação de honorários para ter mais previsibilidade e manter seu planejamento financeiro. Por meio de empresas como a JusCash, é possível antecipar honorários e contar com seu dinheiro em poucas horas!

Saiba mais sobre a importância da gestão financeira na advocacia!

Conclusão

Ter uma visão global das finanças é fundamental para o bem do negócio advocatício. Isso envolve desde um bom planejamento e gestão financeira, e contar com ferramentas de acompanhamento até soluções como a antecipação de honorários para manter seu controle financeiro.

Continue acompanhando o blog da JusCash para conferir outros conteúdos relacionados a finanças para advogados!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo