Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


23 de março de 2023
Variedades

Consignado INSS Suspenso: Bancos Privados e Caixa Econômica paralisam a oferta de crédito

Escrito por: Equipe JusCash

Um monte de dinheiro um em cima do outro

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

A última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que aconteceu no dia 13 de Março de 2023, definiu novos tetos de juros para créditos consignados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Após a reunião, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) declarou que essa medida poderia inviabilizar a concessão de crédito consignado, o que levou alguns bancos a suspenderem a oferta. 

Logo depois, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil também suspenderam a linha de crédito. Ou seja, até segunda ordem, o empréstimo consignado está suspenso.

A suspensão do empréstimo consignado pelo INSS não é uma novidade para os bancos e instituições financeiras. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, os bancos privados e a Caixa Econômica já haviam limitado a oferta de crédito consignado, alegando dificuldades financeiras. 

Na época, muitos aposentados e pensionistas ficaram sem a possibilidade de obter crédito para lidar com as despesas emergenciais. Com a suspensão novamente em 2023, o impacto na vida dessas pessoas pode ser ainda maior, especialmente para aqueles que têm dificuldades de acesso a outras formas de crédito.

Quer entender mais sobre esse assunto e como isso pode impactar no seu dia a dia? Continue a leitura!

O que é o Empréstimo Consignado pelo INSS?

O empréstimo consignado pelo INSS é uma linha de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício do segurado. Essa modalidade de crédito é bastante procurada pelos aposentados e pensionistas, já que possui taxas de juros menores que outras formas de crédito.

Com a suspensão da oferta de crédito consignado pelos bancos, muitos aposentados e pensionistas que precisam desse recurso para lidar com suas despesas diárias ficarão prejudicados.

Qual foi a decisão do Conselho Nacional de Previdência Social?

A reunião do CNPS definiu novas taxas para a concessão de crédito consignado pelo INSS. Com a nova decisão, os juros dessa operação caíram de 2,14% para 1,70% ao mês.

Além disso, houve também alteração na taxa máxima do cartão de crédito consignado, que passou de 3.06% para 2,62% ao mês. 

De acordo com a Febraban, os juros fixados não conseguem suportar os custos da operação.

Como o Consignado INSS Suspenso impacta o advogado?

O Consignado INSS suspenso também tem um impacto significativo na vida dos advogados que atuam na área previdenciária. Muitos clientes buscam esse tipo de crédito para arcar com as despesas do processo judicial, como honorários advocatícios, perícias e outros custos.

Sem o crédito consignado disponível, os advogados podem enfrentar dificuldades para receber seus honorários e continuar prestando seus serviços aos clientes. Isso pode gerar atrasos nos processos judiciais e prejudicar o andamento das causas.

Além disso, a suspensão do empréstimo consignado também pode afetar a renda dos próprios advogados previdenciários que são aposentados ou pensionistas do INSS e dependem dessa modalidade de crédito para lidar com suas despesas pessoais.

Conte com a JusCash!

A suspensão da oferta de crédito consignado pelo INSS pelos bancos privados e Caixa Econômica pode ter um impacto significativo na vida dos aposentados, pensionistas e advogados previdenciários. A medida pode dificultar o acesso ao crédito e prejudicar a renda e as atividades dessas pessoas.

No entanto, é importante destacar que essa suspensão é temporária e que os bancos estão buscando negociar com o governo para encontrar uma solução viável para ambas as partes. Enquanto isso, os aposentados e pensionistas precisam encontrar outras formas de obter crédito ou adaptar seus gastos para não comprometer seu orçamento.

Uma ótima alternativa para aposentados ou pensionistas que tenham processos em tramitação contra o INSS é a antecipação, com o recebimento de valores pendentes no INSS, ou mesmo valores referentes a ações previdenciárias que estejam em fase de cumprimento de sentença. Essa é uma ótima forma de ter dinheiro na mão e evitar problemas pela suspensão do Crédito Consignado.

Para isso, advogado e cliente podem contar com a JusCash!

Somos uma plataforma de antecipação de honorários que oferece a antecipação de valores em até 48 horas após os trâmites de cessão. Tudo feito pela internet, sem burocracia e com muita transparência. Entre em contato com a JusCash e saiba como podemos ajudar você a melhorar seu controle financeiro! Fale com um consultor aqui.

Tags:

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo