Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


1 de agosto de 2023
Organização Financeira

Ferramentas para gestão financeira de advogados

Escrito por: Equipe JusCash

Pessoa apontando para planilha financeira no tablet

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Ter seu próprio escritório de advocacia, mesmo que tenha apenas um profissional – você – é empreender. E para ter sucesso nessa tarefa, é preciso aprender a fazer a gestão financeira na advocacia.

O operador do Direito que decide abrir um escritório precisa entender que está abrindo um negócio que precisa crescer e ser lucrativo. Por isso, além de advogar, o profissional também precisará realizar uma gestão profissional de sua empresa.

Isso mesmo: um escritório de advocacia é uma empresa como diversas outras, com clientes, funcionários, despesas, receitas e investimentos. Os escritórios de advocacia também têm ciclos de crescimento.

Isso significa que precisam de um bom controle de processos operacionais e administrativos. Por esse motivo, é fundamental fazer um bom controle financeiro e usar as melhores ferramentas de gestão financeira para advogados.

Neste artigo, você confere a importância de uma boa gestão, os principais desafios dos advogados para lidar com a gestão financeira e ferramentas tecnológicas para te ajudar nesse desafio. Vamos lá?

Importância de uma boa gestão financeira

A gestão financeira na advocacia é fundamental para que o advogado empreendedor conheça a real situação de seu escritório. Com isso, poderá manter seu bom funcionamento e tomar decisões e ações estratégicas para seu crescimento.

Conhecer a realidade das finanças de seu escritório ajuda a compreender quando é preciso prospectar clientes ou fazer investimentos para o crescimento do negócio. O controle financeiro também ajuda a evitar desperdícios, realizar a gestão de riscos e evitar problemas como a quebra do negócio.

Para gerir bem suas finanças pessoais, é muito importante estabelecer e consultar seu orçamento para decidir sobre os gastos do dia a dia. Da mesma forma, advogados-empreendedores precisam analisar seu orçamento empresarial para a tomada de decisões financeiras.

Assim, a partir do histórico de pagamentos e lucros de sua empresa, é possível realizar um diagnóstico financeiro e ter referência para monitorar seu crescimento. Com isso, você poderá fazer estimativas confiáveis e repensar a alocação de recursos estrategicamente.

Quando o advogado faz um planejamento financeiro detalhado, tem base em dados para:

  • Investir na expansão do escritório;
  • Estimar novas contratações;
  • Lançar novos serviços;
  • Buscar formas de reduzir despesas administrativas;
  • Buscar novas estratégias de captação de investimentos, etc.

Confira 5 dicas de gestão financeira para o seu escritório de advocacia.

Desafios dos advogados em lidar com as finanças e incertezas

Advogados autônomos precisam lidar com a incerteza quanto às entradas financeiras em sua rotina de trabalho. Isso porque seu pagamento normalmente está ligado ao sucesso dos processos e só é liberado na conclusão do mesmo.

Porém, as contas pessoais e do escritório não aguardam até a liberação dos créditos judiciais para vencerem. Isso traz muita dificuldade ao planejamento financeiro dos advogados e coloca em risco a estabilidade dos negócios na área do Direito.

Saber realizar uma boa gestão financeira é fundamental para manter a saúde de suas finanças e garantir o crescimento de seu escritório. Esse planejamento tornará a atuação do advogado mais estratégica e evitará transtornos no futuro.

Confira dicas para lidar com a sazonalidade na advocacia.

Como a tecnologia pode ajudar nessa questão: conheça ferramentas para gestão financeira de advogados

As ferramentas para gestão financeira são uma ótima forma de otimizar seu controle nessa área. Isso porque há a possibilidade de otimizar e automatizar tarefas como o controle de honorários advocatícios e despesas, controle do fluxo de caixa e a emissão de faturas.

Além disso, esses recursos tornam esse controle mais seguro, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às suas informações. Também há softwares de gestão jurídica que contam com a funcionalidade de organização financeira do escritório.

Por meio desses sistemas, é possível registrar e acompanhar entradas e saídas, o que aumenta a previsibilidade de lucro do escritório. Confira as principais ferramentas para gestão financeira de advogados:

ContaAzul

A ContaAzul é uma ferramenta de gestão financeira bastante popular. Por meio dela, é possível gerenciar as contas a pagar e a receber, automatizar cobranças e gerar relatórios financeiros personalizados. 

A plataforma é bastante didática e intuitiva. Além disso, permite o controle completo de sua empresa com uma solução em nuvem. Possui recursos como: integração com o banco para simplificar o controle do fluxo de caixa.

Nibo

O Nibo é outra ferramenta de gestão financeira. Seus recursos são: controle de contas a pagar e a receber, conciliação bancária e emissão de notas fiscais. Além disso, a ferramenta conta com um recurso de previsão de fluxo de caixa.

Por meio dele, é possível prever receitas e despesas futuras, como o recebimento de suas RPVs e precatórios, por exemplo.

Sige Lite

Já o Sige Lite é uma ferramenta de gestão financeira gratuita e voltada a pequenas empresas e profissionais autônomos. A plataforma oferece recursos de gestão de serviços, controle de contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais e relatórios completos para o seu negócio.

Omie

O Omie é uma plataforma de gestão financeira completa. Conta com recursos como: automação de processos, controle de contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, gerenciamento de projetos e relatório financeiro diário. A plataforma pode ser integrada a outras ferramentas, como o Trello e o Google Drive.

Superlógica

Por último, a Superlógica é uma plataforma de gestão financeira completa. Foi projetada para empresas do setor de serviços, o que inclui os escritórios de advocacia. Seus recursos são: gestão de cobranças, controle de contratos e assinaturas, e emissão de notas fiscais. Essa ferramenta também tem integração com outras plataformas, como Trello e Slack.

Calculadora de Previsão para Recebimento de Honorários da JusCash

Para te ajudar a prever quando você irá receber seus honorários, a JusCash desenvolveu uma Calculadora de Previsão Recebimento de Honorários. Para utilizá-la, basta acessar a página e preencher informações como:

  • Dados pessoais;
  • Número do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); 
  • Tribunal;
  • Rito;
  • Última movimentação.

Em poucos minutos, você terá acesso à previsão de quando seus honorários serão pagos. Tudo isso de forma online, sem precisar fazer nenhum download ou pagar alguma taxa.

Conclusão

Realizar a gestão financeira na advocacia é um desafio para a maior parte dos empreendedores que atuam nessa área. Porém, com ferramentas para gestão financeira estratégicas, você pode melhorar sua saúde financeira e começar a planejar o crescimento do seu escritório.

Além disso, sempre que precisar de uma ajudinha para deixar as contas em dia, conte com o serviço de antecipação de honorários da JusCash!

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo

Como se preparar para aposentadoria sendo advogado autônomo

Você já se perguntou se advogado autônomo precisa contribuir com o INSS? A resposta é sim! Entenda por que neste art
Continue lendo Continue lendo
Destaque de honorários contratuais

Destaque de honorários contratuais: o que é e qual a importância?

O destaque de honorários contratuais deve ser requerido pelo profissional do Direito ao longo do processo para evitar p
Continue lendo Continue lendo