Planilha de gastos é uma ferramenta simples e acessível para ajudar o advogado a gerenciar as finanças de seu escritório.

Com toda a certeza, fazer o controle financeiro pode ser muito útil para quem precisa cuidar das contas de um escritório de advocacia. Por meio dessa ferramenta, é possível controlar de fato o fluxo de caixa, registrar as entradas e saídas de dinheiro.

Dessa maneira, as tarefas de contabilizar os honorários advocatícios e controlar os recibos, pagamentos e gastos do escritório ficam mais simples. Além disso, o advogado consegue se planejar corretamente para manter as contas sempre no azul.

Para que você possa entender um pouco mais sobre como funciona essa ferramenta, vamos falar sobre o que é uma planilha de gastos, as vantagens de utilizá-la e como fazer sua própria planilha. Então, confira tudo isso abaixo! 

Planilha de gastos - JusCash
Foto: Freepik (www.freepik.com)

O que é uma planilha de gastos?

Uma planilha de controle financeiro é, em resumo, uma ferramenta para auxiliar na organização das finanças. Desse modo, é possível registrar e somar seus ganhos e despesas, além de analisar essas informações.

Por meio dela, fica mais fácil visualizar o fluxo do seu dinheiro, ou seja, para onde ele está indo. Você pode utilizar o modelo que preferir, desde que seja uma ferramenta simples e que possa manter o controle de forma constante.

Certamente esse conceito não é novo: as pessoas já utilizam cadernos de despesas há décadas. Porém, utilizar uma ferramenta digital torna mais fácil e acessível o controle dos gastos e ganhos, já que é possível acessá-la de qualquer lugar e a qualquer hora.

Existem modelos de planilhas de gastos mensais mais simples, apenas para que você tenha uma noção básica de suas despesas. No entanto, também existem planilhas mais complexas, que fazem projeções financeiras. 

Para quem está começando, o ideal é escolher o modelo de mais simples entendimento, mas que ainda assim, atenda a todas as suas necessidades. Os itens básicos de uma planilha de controle de gastos são os seguintes:

Receitas ou ganhos

É todo o dinheiro que entra em sua conta, por exemplo: honorários contratuais, honorários de sucumbência, salário ou qualquer outro ganho.

Despesas ou gastos

Todas as despesas fixas do seu escritório, como aluguel, contas de consumo, salários e outros. Também os gastos variáveis, como uma manutenção pontual que teve que ser realizada, o pagamento do Imposto de Renda e outros.

Contas / bancos / aplicativos financeiros

As movimentações realizadas em sua conta, banco ou aplicativos financeiros, como carteiras digitais, também devem ser registradas na sua planilha de gastos mensais.

Categorias 

Sua planilha deve conter categorias para classificar e organizar todas as suas despesas em grupos. Dessa forma, será mais fácil analisá-las.

Planejado 

Você deve fazer a projeção, limitando seus gastos a cada mês. Ou seja, deve criar seu orçamento.

Realizado 

Você deve acompanhar suas finanças para entender se o seu planejamento realmente funcionou e, caso não, quais são as diferenças entre o que você planejou e os gastos que, de fato, realizou.

Saldo 

Por fim, seu saldo é o valor que você possui nas contas que estão registradas em sua planilha financeira. Ou seja, o dinheiro que resta depois que você paga suas contas.

Vantagens da planilha de gastos para advogados

Além de ser uma ferramenta prática, a planilha de gastos para advogados te ajuda a organizar melhor os ganhos e despesas de seu escritório. Isso porque ela permite que você tenha uma visão mais ampla dos gastos e ganhos de seu negócio.

Essa ferramenta dá ao empreendedor o poder de planejar e executar estratégias para controlar suas finanças. Dessa forma, é possível ganhar mais e gastar menos, tornando seu negócio mais lucrativo e rentável.

A planilha de controle financeiro também facilita a gestão de empreendedores que possuem funcionários em seu escritório. Isso porque, por meio dela, é possível remunerar os colaboradores de forma justa, com base em seus honorários.

Essa ferramenta também te ajuda a identificar casos de inadimplência, fraude ou outros problemas de forma mais simples. Com a organização financeira de seu negócio, é muito mais fácil comprovar e regularizar sua situação.

Planejamento financeiro

Por meio da planilha de gastos mensais, é possível projetar os gastos que você terá nos próximos meses e planejar valores a serem economizados ao longo dos meses. Assim, você conseguirá saber quanto tempo levará para reunir os valores necessários para alcançar seus objetivos. 

Controle de gastos 

Uma planilha de gastos mensais também te ajuda a reduzir os custos. Mas, para isso, você precisa anotar todos os seus gastos fixos, como aluguel e contas de consumo, e variáveis, como pagamento de imposto de renda e alguma manutenção no escritório.

Quando você cria o hábito de anotar todo o dinheiro que sai de sua conta, você consegue analisar seus gastos e identificar quais são realmente necessários. Assim, poderá cortar despesas extras, reduzindo os custos e se livrando de uma possível inadimplência.

Investimentos no escritório 

É incrível pensar que uma ferramenta tão simples pode te ajudar a organizar suas finanças, entender o fluxo do seu dinheiro e reduzir seus custos, não é mesmo? Mas, seus benefícios não param por aí: além de tudo isso, você também estará apto para começar a investir com o fim de alcançar seus objetivos.

Por meio da planilha, é possível direcionar um valor mensal que você deve poupar para cada objetivo que você possua. Ou seja, por meio de sua organização financeira, será possível aplicar seus recursos na expansão do seu negócio.

Planilha de gastos - JusCash
Foto: Freepik (www.freepik.com)

Como fazer uma planilha de gastos grátis?

É importante saber que existem diversos modelos de planilhas financeiras. Por isso, você deve analisá-los para saber qual atende melhor às suas necessidades. Confira os principais:

  • Controle de gastos simples: permite que você acompanhe seus gastos do dia a dia, definindo orçamentos simples para cada categoria;
  • Planilha completa: esse modelo permite que você registre suas contas, orçamentos, projeções, gastos fixos e gastos variáveis;
  • Planilha de gastos para advogado: permite que o advogado registre e faça a projeção de todos os seus honorários. Dessa forma, sua organização financeira é facilitada e é possível saber quando é necessário recorrer a ferramentas como a antecipação de honorários para manter as finanças em dia;
  • Planilha de gastos pessoais: também é possível usar essa ferramenta para acompanhar suas finanças pessoais ou familiares. Dessa maneira, é possível se organizar para um bom uso de seu pró-labore e controlar as dívidas e empréstimos.

Passo a passo da sua planilha de gastos

Você pode criar sua própria planilha financeira com campos personalizados para a sua necessidade. Você pode criar sua própria planilha utilizando programas como o Excel ou o Google Planilhas. Para isso, siga esses passos:

  1. Crie um novo arquivo;
  2. Adicione uma coluna com o título “Categorias”;
  3. Adicione uma linha para o “Valor planejado” de cada categoria;
  4. Ao lado, coloque o campo “Valor realizado”;
  5. Crie um campo para contabilizar o “Balanço”, seguindo a conta: valor planejado – valor realizado;
  6. Crie dois campos: “Total planejado” e “Total realizado”;
  7. Faça o registro de todos os seus gastos.

Planilha de gastos no Excel grátis

O Excel é um dos programas que compõem o pacote do Microsoft Office, que normalmente vem instalado no computador. Por esse motivo, apesar de não ter a opção de edição online, muitas pessoas optam por utilizá-lo para criar sua planilha de gastos.

Para fazer sua organização financeira por meio do Excel, é necessário definir quais são as suas necessidades. Para isso, é importante avaliar:

  • Seus ganhos são fixos ou variáveis?
  • Você usa apenas o valor dos honorários para pagar as despesas do escritório ou tem outras fontes de renda?
  • Existem meses em que você não tem renda suficiente para cobrir as despesas?

Essas perguntas são um ponto de partida para iniciar sua planilha. Quando você começar a fazer os registros, ficará mais fácil de entender quais informações são mais relevantes para você e como organizá-las da melhor maneira.

Você pode criar sua própria planilha no Excel ou baixar algum modelo de planilha de gastos no Excel grátis disponível online.

Planilha de controle financeiro online

Existem inúmeras planilhas, aplicativos e programas online que te ajudam em sua organização financeira. Você pode utilizar o modelo que mais se adeque à sua realidade e que esteja acessível para edição contínua. Alguns exemplos são:

  • Programas e aplicativos disponíveis online;
  • Planilha no Excel;
  • Google Planilhas;
  • Planilha de gastos para imprimir.

Mais dúvidas sobre planilha de gastos

Frequência para atualizar planilha

Depois de fazer o registro e os cálculos dos valores que entram e saem da sua conta por meio da planilha, é preciso definir a frequência ideal para sua atualização. Isso depende de sua organização e varia de acordo com suas datas de recebimento e pagamento das despesas.

Embora não exista um prazo ideal, é importante que você acesse a planilha com frequência para manter os dados atualizados. Por isso, faça testes para verificar o que funciona melhor: acompanhar diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

O ideal é que você faça uma análise de suas informações antes do mês virar ou de receber seu salário. Isso vai te ajudar a corrigir os deslizes e manter seus gastos dentro do planejamento financeiro no próximo mês.

Como controlar os gastos?

O primeiro passo para controlar os gastos é registrá-los de forma disciplinada em sua planilha financeira. Isso porque, se você não está vendo para onde seu dinheiro está indo, como vai conseguir controlá-lo?

Além disso, você deve definir metas de gastos, com base em seu histórico dos últimos três meses, pelo menos, e tentar se manter dentro ou abaixo delas. Com isso, você pode analisar se há gastos acima da meta e traçar estratégias para reduzi-los ou cortá-los.

Conclusão

Contar com ferramentas simples, porém práticas, como uma planilha de gastos, é essencial para a organização financeira do advogado. Ainda mais quando é necessário aguardar as decisões judiciais para ter a liberação do dinheiro.

Continue acompanhando nossas publicações para mais dicas de organização financeira!

Leia também

Deseja antecipar seus honorários?

Entre em contato que teremos prazer em analisar sua ação e antecipar seus honorários advocatícios.

Contato
WhatsApp