Manter as finanças pessoais e do escritório organizadas é essencial para o sucesso do advogado autônomo.

A rotina dos profissionais autônomos envolve muito mais do que a execução de seus trabalhos. Um advogado, por exemplo, precisa atrair clientes, traçar estratégias para seus processos, lidar com questões da rotina jurídica e ainda se preocupar com questões como a gestão financeira pessoal e do negócio.

Diante da instabilidade financeira e da falta de previsibilidade nos pagamentos, o advogado pode se perguntar por que fazer gestão financeira. A resposta é simples: para conseguir enfrentar os desafios de sua carreira e conseguir manter seu escritório funcionando.

Para te ajudar nessa tarefa, no texto de hoje, vamos falar sobre para que serve a gestão financeira, como fazer isso sendo autônomo e trazer dicas práticas de como organizar suas finanças. Confira!

Para que serve a gestão financeira para autônomos?

O profissional autônomo é o responsável por conquistar, gerenciar o uso e manter seus recursos. Para que essa tarefa seja realizada com sucesso, é preciso fazer uma boa organização financeira.

Ao registrar, acompanhar e controlar seus ganhos e gastos, o advogado autônomo consegue:

  • Se programar para os períodos de gastos maiores, como início e fim de ano;
  • Fazer investimentos;
  • Investir em questões como plano de saúde e outros benefícios que teria, caso fosse um colaborador do regime CLT;
  • Planejar suas férias;
  • Se preparar para objetivos de médio e longo prazo, como a compra de um veículo ou imóvel;
  • Manter seu escritório em pleno funcionamento;
  • Planejar expansões.

Ao organizar suas finanças, é possível se planejar para os períodos de descanso e até mesmo realizar aquisições de longo e médio prazo.

Dicas de gestão financeira para autônomos

Crie uma planilha de gastos

Utilize uma planilha, aplicativo ou até mesmo um caderninho para anotar todos os seus ganhos e gastos pessoais e do seu negócio. Nela, você também deve planejar aplicações financeiras que te ajudarão a atingir seus objetivos futuros.

Ao anotar suas movimentações financeiras, você poderá acompanhar e cobrar débitos pendentes, registrar suas diferentes fontes de receita e pagar os impostos devidos por sua atividade profissional.

Identifique despesas fixas e variáveis

Analise sua planilha para entender como seu dinheiro é gasto. Isso vai te ajudar a manter suas contas em dia e cortar os gastos desnecessários. Diferenciar as despesas fixas e variáveis vai te ajudar nessa tarefa.

As despesas fixas são aquelas constantes: contas de consumo, como luz e internet, aluguel, salários e outras. Já as despesas variáveis são aquelas que mudam de valor todo mês, como alimentação, lazer, transporte público e outras.

Monte uma reserva de emergência

Situações inesperadas podem acontecer e demandar gastos para os quais você não está preparado. Por isso, é importante procurar guardar um valor suficiente para cobrir, pelo menos, seis meses de suas despesas.

É importante que você escolha uma aplicação de alta liquidez, como a poupança ou o Tesouro Direto. Assim, você poderá resgatar seu dinheiro quando a necessidade surgir, sem precisar pagar multas ou ter valores descontados.

Busque separar as finanças pessoais e profissionais

Usar os recursos pessoais para cobrir gastos profissionais e vice-versa pode fazer com que o autônomo perca o controle sobre suas despesas. Por isso, é importante ter contas bancárias separadas. Além disso, busque definir o valor de seu pró-labore e transfira para sua conta de Pessoa Física.

Identifique os gastos que você tem com seu negócio

Busque registrar e separar o valor para cobrir gastos como contas de consumo, aluguel, pagamento de colaboradores e outros necessários para o funcionamento do escritório. Assim, você evita que as contas se acumulem.

Verifique se seus rendimentos condizem com seu padrão de vida

Após listar e analisar seus ganhos e gastos, é necessário analisar se seu padrão de vida pode ser bancado pelo faturamento médio do seu negócio. O valor dos gastos não pode ser maior do que o do faturamento. O ideal, na verdade, é que corresponda a até 70% dos seus ganhos. 

Para descobrir esses valores, some todos os ganhos que você teve nos últimos seis meses e divida pela quantidade de meses: esse é seu faturamento médio. Depois, some todos os seus gastos e divida pelo número de meses para descobrir seu gasto médio.

Corte gastos e faça investimentos

O próximo passo para uma gestão financeira eficiente é aprender a economizar. Reduzindo ou eliminando parte de seus gastos, você terá um orçamento equilibrado, menos preocupações com contas e até um dinheiro extra disponível.

Esse valor pode ser aplicado em investimentos que ajudarão a construir seu patrimônio aos poucos e alcançar seus objetivos de médio e longo prazo.

Bônus: adiantamento de honorários para advogados

As dicas que listamos acima certamente te ajudarão a ter um maior controle financeiro. Mas, como colocá-las em prática quando seus recebimentos dependem da conclusão de processos judiciais?

A antecipação de honorários advocatícios pode ajudar na organização de suas finanças, quitação de dívidas ou até mesmo a cobrir imprevistos. Por meio desse serviço, o advogado tem acesso antecipado a valores que seriam pagos só no fim do processo.

Além disso, transfere risco do processo para a empresa que compra os créditos, que é quem vai continuar aguardando a liberação de valores. Dessa forma, é possível ter controle e previsibilidade para manter suas contas em dia.

Conclusão

Se você ainda tinha dúvidas sobre o que gestão financeira faz para advogados autônomos, a resposta é simples: ela traz segurança e previsibilidade. Assim, você não corre riscos de se endividar ou ter que fechar seu escritório por falta de recursos.

Além disso, você pode contar com a antecipação de honorários para estruturar sua vida financeira. Conheça o serviço da JusCash e tenha acesso aos seus honorários na hora que você precisar.

Não se esqueça de compartilhar nossas dicas com seus colegas!

Leia também

Deseja antecipar seus honorários?

Entre em contato que teremos prazer em analisar sua ação e antecipar seus honorários advocatícios.

Contato
WhatsApp